QUATORZE ANOS!




A situação da educação pública no Brasil dispensa comentários. A situação da educação pública no Ceará não foge a regra nacional.

Mas, há uma luz, uma alternativa, há um caminho, e não é proposta partidária ou promessa de político. É, ao contrário, uma realidade marailhosamente palpável e real, ela se chama Centros de Educação de Jovens e Adultos. Já faz tempo que os CEJAS são o que de melhor e mais alvissareiro tem ocorrido no sistema público escolar no nosso estado.

Além de ser a saída para quem precisou abandonar a escola, os CEJAS oferecem oportunidade de alinhar tempo e horário na vida estafante dos alunos-trabalhadores. O seu regime semi-presencial estimula a autonomia intelectual do aprendiz, o que nos faz ouvir com frequência - "Depois que entrei no CEJA passei a abrir o livro para estudar!". Sem dúvida os CEJAS representam um modelo inovador e eficaz de escolaridade.

Mas, não basta ser inovador e cumprir com a missão de educar, é preciso ser feliz. Este parêntese se abre para o nosso querido Ceja Prof Milton Cunha, o eterno CEJA DE MESSEJANA que em 2014 completa 14 anos de existência.

Quatorze anos de envolvimento, incondicional, com o ato de formar cidadãos capazes de enfrentar o mercado de trabalho; capazes de vencer os desafiantes exames, concursos e vestibulares; capazes de ler o mundo e reescrever suas histórias.

Quatorze anos de trabalho dedicado, comprometido, ininterrupto, sério e......feliz!
Já se vão quatorze anos, passaram rápido porque aqui nós educamos com felicidade, apesar das inúmeras dificuldade que enfrentamos, a começar por nossa limitação de espaço. Aqui o trabalho anda de mãos dadas com a alegria, o profissionalismo vive abraçado com a solidariedade, e a criatividade está sempre irmanada com a responsabiliade.

Rubem Alves um dia disse que há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Pois é, já fazem quatorze anos que sobre Messejana batem as asas de uma escola que aprende, cotidianamente, a ser feliz e a encantar a todos que por aqui pousam.


Professora Neuma Fernandes